sábado, 17 de novembro de 2012

Assim como o rio e a flor


...Me lembro da flor sendo levada pela fonte
Que em triste agonia lamentava a cruel sorte,
Impiedosa fonte que sorria em cínica ironia,
Pobre flor que sabia seu destino ser a morte

Em direção ao mar corria a fonte sem paradas
E nas vagas lembranças a flor se amparava
Para esquecer do momento; sorte tão mesquinha
E ainda assim, silenciosa, a pobre flor chorava

E a fonte em turbilhão no seu cantar sinistro
Levava consigo a flor agora mais frágil do que bela
Já sonolenta pela dor do não mais poder voltar
Sonhava com o campo como pintado em aquarela

E a fonte fria, impiedosa, sem alma, sem coração
Por simples capricho arrancava a flor do seu chão
E esta, em resignado silêncio cantava uma oração
Sabendo que sem volta, já a Deus pedia o perdão

Assim como a fonte, a mim é esse o meu destino,
Me leva impiedoso sem que eu saiba o caminho,
E como a flor,  sussurro chorando uma oração
E vou, como ela vai, chorando e indo sozinho

Em que mar terá deixado a flor o rio impiedoso?
Em que mar me deixará o destino que me arrasta?
Não sei. Fecho os olhos e me deixo ser levado
Em qualquer mar que apenas viva, isso já me basta


José João
l7/11/2.012






4 comentários:

  1. Ha momentos em que deixar levar é a melhor opção,
    Como a musica, "o que se leva da vida é a vida que se leva"...
    Um sábado de Luz e Paz.
    KK

    ResponderExcluir
  2. João é tão triste essa poesia... Pena que a florzinha não tenha como se salvar, tão frágil... Mas na vida muitas pessoas fazem como a florzinha... se deixam levar pelas dores, tristezas e decepções e vão sucumbindo. Quando devemos lutar, pedir força a Deus que Ele nos mostrará a salvação. Bjus meu lindo poeta.

    ResponderExcluir
  3. Meu joão amigo querido com são lindas as tuas palavras que texto maravilhoso ...A flor arrancada impiedosamente ...pedir perdão a DEUS ...As vezes fico a pensar que anjo te inspira ao estar escrevendo estas palavras Parabéns amigo Pedro pugliese

    ResponderExcluir
  4. Deixar-se levar e guiar pelo destino, ter confiança no caminho que nos é oferecido...
    Muito belo!

    ResponderExcluir